Este artigo oferece um guia completo sobre como montar e manter um orçamento para a família, com dicas práticas sobre controle de gastos e uso de ferramentas como planilhas e aplicativos.
Essa etapa costuma vir naturalmente no momento em que vocês analisam o quanto gastam por mês, mas mesmo assim destacamos aqui que ela é essential para contribuir com a economia do lar.
Passo a passo para elaborar seu orçamento familiar com facilidade e que vai te ajudar a sair do vermelho
Faça uma estimativa da quantia mensal que deverá ser economizada para atingir esses objetivos financeiros;
Uma prática interessante nesse momento é manter uma planilha de gastos atualizada para que a família consiga acessar e fazer esse acompanhamento.
Sendo assim, entram na categoria de despesas familiares os custos que dizem respeito a todos os membros da família, como:
Todos os membros da família devem estar envolvidos nesse planejamento do orçamento, seja para incluir dados na planilha de entrada e saída ou na hora de fechar a planilha do mês e analisar tudo o que O Que é Um Orçamento Familiar foi gasto.
No mais, com o restante dos membros da casa, o diálogo sobre orçamento familiar precisa ser mais sério, com conversas honestas sobre quanto cada um ganha, com quanto cada um pode ajudar e as expectativas e sonhos pessoais de todos.
Nesse sentido, a parte de registrar as entradas diz respeito a colocar na planilha o salário de todos que contribuem para o orçamento familiar.
Por isso, explicamos que o orçamento familiar se trata de um plano que vocês montam juntos para cuidar do dinheiro de todos, considerando sempre os objetivos de cada um, bem como os ganhos e gastos gerais.
Importante: essa ferramenta pode ter uma listagem mais moderna ou simples. Tudo vai depender de quais são as necessidades da sua família.
Nesse sentido, comecem definindo um teto de gastos para manter tudo controlado e conseguir poupar dinheiro.
Para isso, é preciso registrar todos os tipos de fontes de renda recebidos por cada integrante, como:
O orçamento familiar ajuda a estabelecer metas financeiras e de economia, ao mesmo tempo em que identifica despesas essenciais e supérfluas e busca oportunidades de investimento e crescimento patrimonial.